24.7.06

a realidade constituída para pipoca3

eu estou acompanhando neste momento um jogo do playstation2, um video-game, em que voce é um negro americano num bairro barra-pesada e voce é traficante. voce rouba carros, voce mata as pessoas e é um ator das trocas de bala.lembrei das outras linhas narrativas de outros jogos de video-games... por exemplo, sonic e maria-bros... nestes dois jogos nós assumiamos o papel de animaizinhos estranhos, ou então éramos até pessoas, o mario bros, mas ele era feio e o mundo dele era muito estranho, ele lutava contra cogumelos gigantes,por exemplo.os jogos sempre nos faz assumir um papel.mas nos jogos atuais, nós somos um bichinho que nós mesmos podemos encontrar nas ruas. é de tamanha proximidade com a nossa realidade, que me abismo. a ficção se dá na passagem de uma realidade concreta para uma realidade constituída.por exemplo, neste jogo que vejo agora, são todos seres humanos, falam a mesma lingua, a civilização é "plena" - os conflitos acontecem nos Estados Unidos, que é um primeiro mundo, certo?
meu deus, a ficção talvez seja muito menos do que eu imaginava que ela era.
mas as artes plásticas, por exemplo, não lidam com o aspecto ficcional, certo?
são maneiras de apropriação distintas.
até.

1 comentário:

francine jallageas <> alicemarta@hotmail.com disse...

Com liçença. Dá licença, me dá um espacinho, ai! Deixa eu passar, aí dá licença que é pra mim... Ah! dá licença, o senhor pode deixar eu passar por gentileza que eu preciso chegar ali, minha senhora chega um pouquinho mais pra lá, faz favor, oi! será que vc pode deixar eu passar por aqui que eu preciso muito ir ali eu preciso passar pra responder pro meu amigo porque foi pra mim que ele, dá licença por favor, sim?