10.1.08

pessoa e indivíduo

didascália - alô. não. como? não, não. sei, sei, sei. Já disse não. Escute bem direitinho: ninguém está. Ouviu bem? Não há ninguém aqui. Eu sei que você não pode ver, mas acredite no que eu te digo. Eu sei disso. Nunca se vê o que se diz e nunca se diz o que se vê. Mas veja a partir do que eu digo. Não dá? Mas é isso. Não veja. Não há ninguém para ver. Não há ninguém no palco. Ninguém no palco, entendeu bem? Oi? Tá ansioso? Relaxa! O quê? Não sei se alguém surge de dentro... não tenho essas informações. O que me passaram eu já te disse... Meu Deus do Céu! Por favor! Não insista. Não me faça falar o que não sei dizer! Não sei, ok. Não sei. E já está de bom tamanho. Talvez... Talvez eu saiba mais adiante. Faça o seguinte: ligue mais tarde. Não sei. ok. Daqui a uns vinte minutos. Ótimo. Tá certo então. Ok. Até. Tchau, querido, tchau.
pessoa entra - Muito Obrigado.
indivíduo acena ao público.
pessoa - Como estava dizendo, você não pode continuar aqui.
indivíduo - não me faça rir, seu imbecil. Eu já estou aqui e jamais estive em outro lugar. Continuarei aqui pois tudo isso aqui me pertence. Você trabalha para mim, não se esqueça.
pessoa - Não.
indivíduo - Perdão?
pessoa - não! Você não deveria ter falado isso!
indivíduo - Como?
pessoa - Eu deveria ter falado isso. Eu deveria ter falado: "Você trabalha para mim, não se esqueça".
indivíduo - eu sou uma pessoa livre.
pessoa - não, não é. você está me roubando.
indivíduo - eu faço o que quero. Quer ver?
pessoa - Pare de roubar a mim.
indivíduo - O que hei de fazer então?
pessoa - livrar-se de mim.
indivíduo - livrar-se de ti seria perder a substância que em mim corre e me dá conteúdo.
pessoa - como?
indivíduo - deixe de ser sonsa, pessoa cínica.
pessoa - retomamos.
indivíduo - retomamos.
pessoa - E agora o que te pergunto é o seguinte: Você quer se separar?
individuo - quero a sua liberdade.
pessoa - conquiste a sua. veja o que temos aqui. olhe ao redor.
individuo - enxergo trabalho.
pessoa - muito bem. a maquina de lavar está sozinha.
individuo - percebo.
pessoa - e...
individuo - e o que?
pessoa - e trabalha sozinha. veja. não precisa de ajuda para fazer o que se propoe. veja. ela lava sozinha.
individuo - entendo. eu devo ser como a maquina de lavar?
pessoa - não. vc deve achar a sua autonomia.
individuo - como a maquina de lavar.
pessoa - claro. lavou, está novo.
individuo - não sou limpo. preciso me lavar.
pessoa - precisa se renovar.
individuo - não posso.
pessoa - não posso porque não quero. sou livre para não querer.
individuo - isso era meu.
pessoa - eu sei.
individuo - roubou-me.
pessoa - tomei o que é meu.
individuo - não. hipócrita. vc não deveria ter feito isso.
pessoa - porque?
individuo - não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você.
pessoa - eu apenas me vinguei.
individuo - deixe de brincadeiras. isso aqui não é um jogo.
pessoa - isso aqui é isso aqui e você não teve mais fala.
individuo - nem você. eu falei por você.
pessoa - eu retribuí falando por você.
indivíduo - você nunca poderá falar por mim.
pessoa - o que eu fiz então?
individuo - roubou-me.
pessoa - estamos quites.
individuo - impossível recomeçar.
pessoa - você deveria ter esperado eu falar.
individuo - como?
pessoa - vamos recomeçar do zero. eu não disse e você me respondeu. você respondeu antes que eu dissesse.
individuo - não é bom?
pessoa - não. não é bom. viu o que posso fazer? sou livre.
individuo - isso é meu.
pessoa - era seu. agora foi meu. passou por mim.
individuo - posso falar ainda: viu o que posso fazer? sou livre.
pessoa - eu rio de você agora. eu rio muito de você agora.
indivíduo - e eu devo ter raiva de você agora. não sei mais o que fazer até que tenho uma idéia. rio também. e digo: você trabalha para mim, não se esqueça!
pessoa - eu nã ri de você Pare já com isso!
individuo - Não se esqueça, você trabalha para mim.
pessoa - Pare!
individuo - Não quer trabalhar para mim? Quer que eu te demita agora?
pessoa - eu posso transformar a sua vida em um inferno. Chegue mais perto. Continue o roubo.
individuo - Nada do que você diz é seu.
pessoa - É sim. Eu comprei minhas doses de palavras e adquiri meus modos peculiares de combinação, de conjugação, de estruturação.
individuo - isso tudo é furto. você roubou.
pessoa - e você?
individuo - ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão. enquanto que o primeiro ladrão é condenado a prisão.
pessoa - é facil dizer que viocê é livre.
individuo - e você está condenado a prisão.
pessoa - por favor. não me faça perder a cabeça.
individuo - faço sim. voce trabalha para mim.
pessoa - Você trabalha para mim! Não se esqueça! Eu falo isso. Abaixe a cabeça! Marche! Não me desobedeça!
individuo - Não me desobedeça!
pessoa - Vou fazer você calar.

telefone toca. didascália vai atender.

didascália - Alô. oi? Ih, então, sabe o que aconteceu. Eles estavam aqui mas já foram embora. Liga amanhã. essa hora. Isso. Olha, eu não sei dizer muito bem, mas acredito que eles estejam aqui sim. Oi? Não, eu não poderia estar falando isso para estranhos mas ouvi uns gritos, acho que eles duelaram. bobagem. eles fazem isso mas não conseguem chegar a algo definitivo... é assim mesmo. besteira. mas... é a vida né. Ok então. Até amanhã. Tchau, tchau.

Sem comentários: