26.12.07

uma peça de vida.

terceiro sinal. ele desliga o despertador. levanta da cama, arruma a cama, troca de roupa, acorda e vai ao banheiro. banheiro ele passa agua no rosto e escova os dentes. faz xixi, faz côcô. recebe o jornal e lê. não pode demorar muito tempo, pois afinal de contas seu dia tem apenas uma hora e meia. toca a música da rádio. momento de trabalhar.
ele mexe com mudanças. nada mais natural que precise trocar tudo de lugar. nesse momento retira a pia e a coloca no lugar da escrivaninha. a cadeira será a cama e a cama dá lugar ao chuveiro. o lugar do chuveiro será a cozinha, com frigobar e fogão de duas bocas. ele ainda não comeu. come pão. ele ainda não parou para fumar. cigarrete break. pensa no que ainda deve fazer. vai ao computador e responde e-mails. elabora uma planilha do dia. vai ao quadro de avisos e divide o dia em: coisas feitas e coisas a fazer.
escreve sobre o quadro tudo aquilo que já mudou no dia. e tudo o que ainda falta mudar. acabou a pausa. agora ele precisa continuar. manda imprimir a planilha. impressa, a planilha irá se juntar a outras planilhas que, juntas, compoem um quadro estatístico. olha o painel estatístico de seu próprio trabalho. uma caneta azul na mão esquerda e uma caneta-laser na mão direita. analisa os pontos de inflexão, os pontos críticos de suas próprias estatísticas. vê como deve agir a partir de então. percebe que os novos dados disponíveis revelam uma necessidade de transformação do seu modo de trabalhar. deve agora ser mais eficiente. deve realizar uma mudança mais ágil. por isso decide recomeçar pelo tapete.
Puxa o tapete de toda a casa. nada cai. tudo permanece onde está, sem tapete que agora é cortina. os quadros serão mesa e a mesa se tornará vaso. o vaso encontrará seu modo próprio de viver sendo telefone. o telefone não passará de um sofá. o sofá irá ocupar a função de televisor. e o televisor será transferido para o departamento de marketing. o departamento de recursos humanos será aumentado, de modo que o banheiro seja o dobro do que era antes. o quarto então fica pouco, mas suficiente para uma boa administração. os três departamentos deverão ser posicionados de modo que a comunicação e o deslocamento dele sejam otimizados.
sem que ele perceba, o dia está chegando ao fim. ele olha para tudo e registra visualmente a situação. fotos que ajudarão na reconstituição analítica a ser realizada daqui a um mês. ele finaliza seu trabalho por hoje.
tem fome e sede. encontra na geladeira pizza e coca-cola. come e bebe. bebe e come. vai ao banheiro, fuma um cigarro. vai ao computador e coloca uma música para dormir bem.
troca de roupa, prepara a cama. ajoelha e reza. diz boa-noite a si. a cortina fecha.
fim.

Sem comentários: