26.1.08

carte

meu método atual: possuo dois pares de óculos, um redondo e um retangular. coloco os dois diante de mim, sobre mesa. estou sentado, respirando. mão direita, óculos redondos. mão esquerda, óculos retangulares. percebo que devo, antes de optar por qualquer um deles, fazer algo antes. é preciso fazer algo antes da escolha. preciso antes, achar um par de óculos para os meus ouvidos. e não conheço melhor par que o par de fones de ouvido. escolho este par primeiro. agora estou aliviado, pois qualquer escolha de óculos será segunda. escolhi primeiro não ouvir a minha escolha. estou ouvindo caetano. agora sim estou pronto para continuar.
o par retangular é verde musgo, de acrílico. o grau do retangular é velho, trata-se do modo como via há aproximadamente um ano atrás. meu grau aumentou e não mudei o grau dos óculos. eu apenas os deixei de lado. tudo para poder recordar-me deles. de fato, o que aconteceu foi o seguinte: na última virada de ano, sem conseguir escolher entre o redondo e o retangular, levei os dois para o lugar onde passei o reveillon. decidi decidir não aqui, mas lá, bem longe. e, lá longe, consegui optar. por alguns dias, utilizei o redondo. cheguei com o redondo. e saí com o retangular. só que este último tem suas lentes todas arranhadas. eu vejo de modo embaçado. mas gosto deste par. por isso ele se encontra aqui, na minha mão esquerda.
o par redondo foi o último comprado. o par redondo foi, de fato, a última escolha, a última aquisição. o par redondo também é de acrílico só que é preto. é da mesma loja que o retangular. com ele, eu vejo tudo de modo mais nítido. com ele, realizo velho desejo de possuir armações redondas, não obstante meu nariz redondo.
retiro os fones. mentira. não consigo tirar os fones. mudo de música. com a mão direia, mudo a música. percebo que escolhi o retangular. mentira. retorno a direita ao redondo. não escolhi ainda. olho para um, olho para outro. preciso de critérios.
com qual dos dois, as pessoas me vêem melhor?
com qual dos dois eu sou uma bela paisagem, uma boa vista, uma imagem mais agradável?
qual opção minha beleza é mais nítida?
levo minhas mãos aos olhos. cruzo: esquerda no direito, direita no esquerdo. o que tenho aqui. vejo fissuras luminosas. vejo que a luz se apaga quando levo a mão no olho. vejo que a luz se torna cor-de-pele. vejo que vejo pouco. e decido interromper o método.
decidi por um.
decidi por apenas um.
decidi por apenas um momento de leve indecisão que não me leva a lugar algum.
vou dormir para ver se amanhã consigo optar melhor.

Sem comentários: