terminei hoje no banheiro pensando que, se o homem é movido pela necessidade, o mundo se divide em uso/não-uso. Ou melhor, satisfaço/não-satisfaço. Leio uma resumo no wikipedia de marx e vejo sua divisão entre valor de uso e valor de troca. o que seria o valor de troca? a troca é a principal operação do marketing. é através da troca que duas partes transacionam uma dando para outra uma coisa, um beneficío, algo que possa satisfazer as necessidades. a troca, no marketing (no 'mercando', 'mercalizando', 'mercantilizando', 'comerciando', porque é isto o que é marketing significa) é um meio para se satisfazer as necessidades. só que a necessidade é, para marx, um traço característico do valor uso, pois o produto é uma espécie de concretização do valor de uso. O processo do trabalho, como um modo de transformação da natureza pelo homem, sendo o trabalho, na realidade, a interface entre o homem e a natureza, é um processo de fabricação de valor de uso. Ou seja, valor de uso você produz.
volto ao uso e à troca. se a troca define o uso e o uso define a troca, como ficamos? Podemos pensar no valor de exposição. Mas pode-se dizer que o valor de exposição é uma radicalização da contraposição entre troca e uso, sendo o puro não-uso. Ou melhor, sendo uso-troca ou uso-exposição, há aí uma dualidade. E esta dualidade define, de um lado a não-troca e o não-uso. e a não-exposição e o não-uso. o não-uso é a exposição. nesse sentido, o não-uso seria a exposição!!!
Como a imagem poderia ser relacionada à exposição? E o não-uso, com isso, à imagem?
Retorno mais uma vez: a raiz de meu pensamento se encontra na função. comecei a pensar que o pensamento se divide em funcional e disfuncional. a função definida como a relação entre duas variáveis (uma troca?): y em função de x. uma noção matemática de função. Nesse sentido, se a função estabelece a relação entre uma coisa e outra, a disfunção romperia com esta relação. A disfunção, com isso, não é o contrário de uma relação. Ela simplesmente rompe com qualquer tipo de relação.
Será isso possível, no mundo da física quântica?
Imagem e Função: binômio para se pensar.
Sem comentários:
Enviar um comentário